sexta-feira, 13 de julho de 2012

Top 5 bandas que nos fazem apaixonados por rock


Por Emile Lira

1- U2


Tive a sorte de nascer numa família que aprecia boa música. Já me falaram que meu pai tinha todos os vinis de U2. Não cheguei a ver essa coleção, porque quando eu nasci os vinis  estavam saindo de 'moda' e acho que ele já tinha se desfeito dos discos. Mas me lembro dos muitos CD's e, mais tarde, DVD's do U2. E quando cheguei na adolescência também me encantei, sobretudo pelas guitarras de The Edge. Colecionei fotos de Bono Vox, criei um perfil fake no orkut, assisti emocionada pela televisão a apresentação deles em São Paulo em 2006, escutava o disco Vertigo no mínimo três vezes por semana.
Hoje não sou grande fã de U2, mas inegavelmente é uma ótima banda, e a grande responsável por me fazer gostar de rock.

2 - Moptop

Se U2 me apresentou para o rock, Moptop me apresentou para o indie. A carioca era uma das cinco bandas de um DVD especial da MTV. Paixão a primeira vista, que carrego até os dias de hoje. Foi por causa de Moptop - e de tanto falarem por aí o quanto eles 'imitavam' Strokes - que conheci os novaiorquinos. E virei fã de tantas outras bandas indies, de Arctic Monkeys a declinium, fazendo com que hoje o gênero se tornasse o meu favorito.

Por Faustino Menezes

3 - AC/DC

A primeira grande banda de puro rock’n roll que eu ouvi na vida! Eu costumo dizer que o meu dia mundial do rock foi o dia em que eu conheci AC/DC. Na casa do meu primo, eu no alto dos meus 8 anos aproximadamente, senti uma curiosidade de colocar no som um CD escrito “The Best Of AC/DC”. Não sei se senti curiosidade de ouvir pelo nome, ou porque eu tinha que ouvir aquilo. A primeira música do disco não podia ser outra: Back In Black! A partir daí, vocês já sabem, né? Nada de menor valor que o rock’n roll entrou em minha mente tão avassalador quanto o som do AC/DC. Hoje sou fã de rock, de indie, de blues, de MÚSICA, graças ao Angus Young, Brian Johnson e sua trupe abençoada... digo, amaldiçoada!


4 - Nirvana


Acho que a grande unanimidade de quem é fã de rock é amar o estilo porque conheceu a banda de Kurt Cobain. Quando eu estava prestes a escrever sobre uma banda de rock nacional que me influencia a continuar apaixonado pelo rock, passei pelo Nirvana na minha biblioteca de música no computador. Aí não teve jeito! Não há quem resista ao mega trio de Seattle! Não lembro se ouvi Nirvana primeiro que AC/DC, mas sei que o mesmo (ou quase o mesmo) que senti quando ouvi as guitarras de Angus Young me fez levar no coração e na mente por anos as guitarras de Kurt Cobain. Se hoje o rock não é lá essas coisas, ele continua fascinante, porque um dia habitou nessas terras uma banda chamada Nirvana. Se sou fã de rock hoje, se conheço e sou feliz por ir a shows de rock, tenho que agradecer a meus primos George (graças a ele conheci o AC/DC) e a Everton (foi na casa dela que ouvi os primeiros acordes do insano Cobain). E até hoje quando ouço Nirvana sinto vontade de criar uma banda onde o ponto alto é ela, a guitarra distorcida, seca e impactante! O Nirvana provou que algo não precisa ser perfeito pra soar com qualidade. Valeu Kurt, você sempre será o maior ídolo pós-Beatles que o rock teve! E o mais 'porra loca' também!

Por Vitor Andrade

5 - Los Hermanos


Porque eles, assim como outras bandas e artistas nacionais (a exemplo da Cazuza e Renato Russo) desconstruíram a ideia que eu tinha de que rock tinha que ser algo pesado, usado apenas como forma de protesto. Ai passei a perceber que é muito mais abrangente, que você pode falar de política, corrupção, amor, relacionamentos, tudo no mesmo pacote e com a mesma qualidade. E Los Hermanos foram meio que "inovadores" no cenário nacional. Tocam rock, mas tocam baladinhas românticas, samba... Não se limitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário