quinta-feira, 26 de julho de 2012

45 Anos de The Velvet Underground & Nico

Do Livros e Afins


Há 45 anos era lançado em Nova York o álbum The Velvet Underground & Nico, o primeiro da banda "Velvet Underground", que terá, em outubro, o lançamento de uma edição de luxo comemorativa composta por seis discos com diferentes versões dos trabalhos da banda e, inclusive, da Nico.
Sob uma agonizante atmosfera, marcada pela falta de renovação e criação, o Velvet Underground (formada por Lou Reed, John Cale, Sterling Morisson, Maureen Tucker e, ocasionalmente, Nico) tomou o caminho do experimentalismo e do “faça do seu jeito”. Completamente envolvida com a The Factory de Andy Warhol  e contando com seu apoio – autor da arte da capa, a famosa “Banana” – a banda lançou este seu primeiro álbum tornando-se a precursora do movimento Punk no âmbito musical.
Polêmica e com relações conturbadas entre seus membros, o Velvet se consagrou e foi uma das bandas que fundamentou um importante e marcante momento de transformação e renovação no meio musical.
Há muitas coisas interessantes envolvidas com Velvet e seus integrantes. Para quem se interessar, sugiro novamente o livro "Meta-me Por Favor (Legs McNeil e Gillian McCain)", que relata, sob diversas ópticas, todo este momento e movimento de criação e renovação que aconteceu entre diversas bandas de diversos lugares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário