quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bahia recebe a turnê de lançamento do novo disco de Pablo Dominguez‏


Adaptado de Graner Comunicação


A turnê de lançamento de 
Som do Mar, novo álbum do cantor e compositor baiano Pablo Dominguez, chega a Bahia neste final de novembro. Após passar por São Paulo e Curitiba, dia 28 (quarta-feira), no espaço Mariposa em Vilas do Atlântico, acontece o primeiro de uma série de shows acústicos na terra natal do artista.

Natural de Valença, cidade baiana a 274 km de Salvador e porta de entrada para 
points paradisíacos do litoral brasileiro como Morro de São Paulo, Pablo Dominguez, 32 anos, mudou-se para São Paulo em 2011 e no ano seguinte produziu seu álbum Som do Mar. A autoprodução ocorreu no mês de agosto no apartamento do compositor na Vila Mariana onde Pablo gravou e mixou as dez faixas que compõem o disco, o terceiro da sua carreira solo (Pablo Dominguez liderou entre os anos 2000 e 2002 a banda de surf music Jonny Way), o segundo foi Um dia desses, produzido por Márcio Mello em 2010, que teve a faixa “Saudade” (com videoclipe dirigido pelo fotógrafo e videomaker Rafael Kent, que já trabalhou com artistas como Seu Jorge, Jota Quest, Vivendo do Ócio, entre outros) como primeira música de trabalho. O álbum reunia treze canções que giravam em torno do mar, amores e algumas trips. No seu novo trabalho, o músico preservou suas influências musicais do folk/rock e acrescentou as experiências da nova vida morando na cidade de São Paulo, "Esse disco é o retrato e as descobertas do dia a dia de um cara que acabou de juntar os panos com a mulher da sua vida e foi morar longe do mar numa megalópole que não pára", define Pablo.


O álbum 
Som do Mar está disponível para streaming e download gratuito no site do artista e poderá ser conferido ao vivo no show desta quinta-feira. A apresentação ainda terá a participação dos músicos da Vivendo do Ócio com quem Pablo compôs em parceria a canção “Nostalgia” que concorreu ao prêmio VMB 2012 na categoria Melhor Música. Depois de Vilas do Atlântico a turnê segue para Salvador (29), Valença (1) e Itacaré (2) e após passar por Brasília, Guarapuava e Telêmaco Borba (PR) a turnê retorna à Bahia e fecha o ano com um show na antevéspera do reveillon, no dia 29 de dezembro em Morro de São Paulo.

Confira o release do disco 'Som e Mar' do Pablo Dominguez, escrito por Rick Brayner:

Uma onda vem chegando... ela surge no horizonte e o surfista, já totalmente integrado com aquele movimento, se debruça na sua prancha e aponta para o seu destino inevitável.


"Tudo isso é música" diz Pablo, pois “esse ciclo nunca é o mesmo, e cada onda é única”. Um novo acorde ou uma frase musical sempre terá uma nova interpretação para o compositor.
Som do Mar é fruto disso, desses ciclos da vida, e de seus momentos de integração com a natureza. Ondas dissonantes, melodias que parecem ter sido sopradas pelo vento, e o seu violão… ditando o ritmo de suas ideias.

Um disco autoproduzido, mais maduro e consciente, mas ao mesmo tempo sutil e delicado. Iniciando na linguagem digital de gravação, Dominguez explorou novos caminhos para a produção desse novo trabalho, e também assumiu sozinho todo o processo de gravação e mixagem. Com isso ganhou mais liberdade de criar e experimentar a qualquer hora do dia e da noite, capturando a todo instante os sons “do mar” de sua terra natal, e os sons “da terra” da cidade de São Paulo, onde vive a dois anos com a namorada Ramona. Aliás, sua fiel companheira além de ser uma grande incentivadora de sua carreira, é também uma das grandes fontes de inspiração do disco, como cita a música “To Ramona”, com direito a vocais em stéreo e reverbs inusitados dando mais profundidade a música. Tudo isso mudou e motivou esse momento, e ajudou a moldar o som que só existe em sua cabeça e na sua alma. A tecnologia se adaptou bem ao seu processo de criação, utilizando softwares para dar os climas e nuances dos arranjos, que remetem sempre a uma idéia de equilíbrio e paz. Mesmo vivendo em um lugar tão diferente da tranquila Valença, seu jeito continua simples, e onde quer que esteja, Pablo Dominguez vai buscando a sua arte. 


Se a sua verdade é a música, então
Som do Mar bem que poderia ser a trilha sonora de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário