quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arte e cultura nas praças de Camaçari


O grafiteiro Chuck

Por Emile Lira


Uma das principais referências da cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, a Praça Abrantes sempre foi reduto da juventude, seja em bares, pista de skate, quadra de esportes ou pontos de artesanato hippie. Foi pensando em aproveitar a efervescência do local e ocupá-lo com cultura de rua que, em 2010, surgiu o projeto Roda Gigante.
O Roda Gigante começou a ser desenvolvido pelo Representa Clan, coletivo que conta com cerca de 12 colaboradores ativos que fazem parte, sobretudo, do movimento hip hop em Camaçari. Sempre nas noites da primeira quarta-feira do mês, a Praça Abrantes vira palco de break dance, beat box, malabares, grafite, poesia, teatro e diversas manifestações culturais, além de esportes como o patins, skate, bike e slackline. Quem passa pelo local pode assistir e participar: microfone e instrumentos como violão e flauta ficam disponíveis para quem quiser mostrar o seu talento. “Acho massa a iniciativa. Se apropriar do espaço público e construir um evento multi-arte é espetacular”, opina o funcionário público Junior Borges, que conheceu o projeto recentemente.

Divulgando artistas locais - O Roda Gigante mostra que é possível divulgar a arte com poucos recursos. Esse foi o principal objetivo do rapper, arte- educador e idealizador do projeto, Uri Menezes, integrante do Representa Clan. Ele conta que a intenção é dar visibilidade aos artistas locais. “Se só ficarmos esperado por alguém ou pelo poder público realizar alguma coisa, nós ficamos reféns. Temos que mostrar que não somos o problema, e sim parte da solução, esse é um instrumento de luta pelo social”, defende.
Léo Roots, integrante da banda FumaSound, e  Uri 
Menezes, rapper, arte-educador e  idealizador do projeto
O espaço não é voltado apenas para o um estilo musical, artistas de diversos segmentos também participam das apresentações. Esse é o caso do músico Ítalo Oliveira, vocalista e guitarrista da banda de punk rock The Pivo’s, que abraçou a ideia desde o começo do projeto. “É a integração de arte, cultura e entretenimento ao ar livre e aberto ao público, proporcionando um momento de interação entre artistas, esportistas e a população em geral”.
No mês de setembro a Roda Gigante ganhou uma versão itinerante, ocupando a praça do bairro Camaçari de Dentro. “Pretendemos levar esse movimento para outros bairros para procurar em cada localidade novos talentos” conta Uri. Um dos artistas que fez das praças vitrine de suas obras foi o grafiteiro Fábio Gomes Neto, conhecido como Chuck. “Realizações como essa podem mudar muita coisa na cultura e na cidade, fazendo com que a população tenha outra visão do que é a arte de rua”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário