terça-feira, 9 de abril de 2013

Manifestações multi artísticas marcam passagem do Roda Gigante na Gleba A


Por Emile Lira

Promovendo um verdadeiro festival cultural na integração de diversas linguagens da arte, no último domingo (07/04), o Projeto Roda Gigante ocupou, pela primeira vez, o Anfiteatro do Canal da Gleba A, levando moradores da localidade e convidados a prestigiarem a atividade que já é tarimbada na Praça Abrantes, centro de Camaçari.
Dando visibilidade aos artistas locais, na segunda edição do terceiro ano do Roda Gigante se apresentou bandas como a Riverman, Declinium, Latryna, Eu e Sofia, Fuma Sound, Bonarges, e as estreantes Lincoln Jr, Insetos Gigantes e um grupo formado por Ruger Ribeiro e Emile Lira. “Foi sensacional! Muitas apresentações boas, muita gente bacana dividindo o espaço da cultura em nossa cidade. Foi massa”, declarou o vocalista e guitarrista da Eu e Sofia, Faustino Menezes.
Os músicos Thiago Souldan, Uri Menezes e José Macedo cantaram acompanhados da banda de improviso que juntou os instrumentistas Samuka Rios, Marley Lima, Eric Mazzone, Fal Silva, além do DJ Markus Thandera. A banda serviu também para acompanhar um empolgante free style, reunindo Macedo, Uri, Thandera, Muleca XIII, Alex Vasques, Léo Nascimento e Luan Yves.
Na ocasião, as artes cênicas também deram show, representadas pela Companhia C, esquetes teatrais feitas pelos atores Silas Menezes, Drycka Nascimento e Kátia Letícia, e ainda pela apresentação de covers de Michael Jackson liderada por Edgar Jackson. “Este evento é primoroso, pois só quem participa tem a dimensão de sua importância, no sentido de unir as pessoas, os artistas locais, e até alguns de fora, em suas determinadas artes”, afirmou o ator Silas Menezes.
Já as artes visuais compuseram o espaço com uma exposição de quadros e o grafite de Muleca, marcando a passagem da Roda Gigante no bairro da Gleba A. O local também serviu para a prática de slakline. “Foi inesquecível, envolvemos crianças, jovens, adultos, pessoas de mais idade. Público muito amplo! A roda tá girando, tá cada dia maior”, declarou um dos organizadores do evento, Alex Vasques.

O Projeto - O Roda Gigante começou a ser desenvolvido em 2010 pelo Representa Clan - coletivo cultural que conta com cerca de 12 colaboradores ativos. Uma vez por mês, a Praça Abrantes (e agora, com a itinerância do Roda Gigante, outras praças da cidade) vira palco de apresentações artística e  espaço para prática de esportes. A idéia, que hoje também é conduzida pelo Coletivo Bixo Solto, é mostrar que é possível divulgar a arte com poucos recursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário