segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pós-adolescência

Alex Tuerner, 27 anos, cantor, guitarrista e principal compositor do 
Arctic Monkeys, grupo inglês de rock que lança seu quinto álbum, AM, 
um trabalho vigoroso e que desafia rótulos

Arctic Monkeys supera Strokes como banda mais especial do século

Do Correio da Bahia

Em recente entrevista À revista inglesa Q, o líder do Arctic Monkeys, o cantor e guitarrista Alex Turner, 27 anos, revelou as suas ambições para o grupo. “Se queremos ser a maior banda de rock do planeta? Não sei”, começou dizendo. “Se queremos ter um espetáculo 3D no palco? Talvez?”, comentou.
“Sim, queremos ser a maior banda do mundo”, acabou por confirmar. Bem, não é bom duvidar do poder de fogo do Arcitc Monkeus que, com o novo e quinto álbum, AM (Sony Music), deixa a nova-iorquina The Strokes para trás como a banda de rock’n roll mais especial dentre todas aquelas que estrearam no século 21.
Alex Turner, Nick O’Malley, Jamie Cook e Matthew 
Welders: crescidos e independentes da adolescência
Enquanto colegas da geração, da mesma idade ou um pouco mais velhos como The Strokes, emulavam modelos pós-punk e new wave, o quarteto de Sheddield – que começou fazendo barulho na internet – interpretava memórias vagas do rock inglês e devolvia ao gênero aquilo que lhes é mais caro e necessário: o instinto.
Foi assim durante os quatro discos antecessores do excelente AM, que podem ser divididos em dois períodos: um pré e um pós-Estados Unidos. Pois desde Humbug (2009), o Arctic Monkeys grava nos EUA – e agora já está morando em Los Angeles.
Sexy e dançante – A transformação sofrida na América está À vista no curto e vigoroso AM, produzido por James Ford (Klaxons) e com convidados especiais como Josh Homme e Pet Thomas, baterista de Elvis Costello. A relação entre a banda e o americano Josh Homme, do essencial Queens of the Stone Age, é estreita.
Josh Homme produziu Humbug e também participou do trabalho anterior do Arctic Monkeys, Suck It and See (2011). “AM é um álbum de rock moderno, sexy e dançante”, elogiou Homme.
Aliás, não se deve discutir se AM é superior ou inferior aos álbuns barulhentos de guitarras da banda. Os tempos são outros. Crescidos e independentes da adolescência, Alex Turner & Cia avançam sedutores e sofisticados com ótimas e vibrantes composições.
Não é mais rock urgente, simplesmente: é a música do Arctic Monkeys se eternizando na história da cultura pop.













AM
- Artista: Arctick Monkeys
- Produção: James Ford e Ross Orton
- Gravadora: Sony Music
- Preço: R$24,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário